terça-feira, 29 de março de 2011

sobre indignação e ativismo.

Nada me indigna mais nessa vida do que a NECESSIDADE de indignação do brasileiro. Mas democracia tem dessas coisas: o direito à liberdade de expressão que você possui implica no DEVER de escutar o que o outro tem a dizer, por mais absurda que a opinião dele seja (sob o seu ponto de vista).

Antes de mais nada, eu obviamente acho esse deputadozinho (me recuso a pronunciar seu nome) a escória da política brasileira e a personificação do que há de mais podre na alma humana. E acho as declarações dele de uma ignorância, de um preconceito, de um atraso, de uma violência, enfim, de uma perversidade sem tamanho. Mas ele tem o direito de dizer o que bem entender, desde que com isso não infrinja nenhuma lei.

Você não precisa concordar com ele, é claro, mas tampouco tem o direito de mandá-lo se calar. E o discurso dele não é de todo mau... Explico. Eu acho que as afirmações (anacrônicas) e os argumentos (patéticos) dele poderiam até mesmo nos ser úteis: sim, bastaria que alguém minimamente inteligente e tão retórico quanto ele soubesse usar as palavras proferidas pelo próprio para fazê-lo ruir.

Mas aí nos deparamos com três problemas: 1) ausência e/ou desinteresse de pessoas inteligentes e/ou retóricas para tal; 2) inexistência de terreno prepararado para receber os frutos dessa ação, já que no Brasil não há muitas políticas sérias de fomento/apoio à diversidade sexual; e 3) o grande contingente de pessoas que pensam, sentem e agem EXATAMENTE IGUAL a esse deputadozinho.

E eu considero esse terceiro fator o mais perigoso. Não pensem que o mundo é cor-de-rosa e que há uma bandeira do arco-íris hasteada em cada lar. Não pensem que as pessoas andam de mãos dadas, sorriem umas para as outras e pregam lições de amor, respeito e caridade. A verdade é outra, e vocês bem sabem disso, então meu conselho é: deixem esse idiota falar o que quiser (afinal, ele só é mais um entre muitos) e parem de dar atenção.

Nenhum palhaço faz show para uma plateia vazia. Assim, ao se indignar e colocar o nome dele em destaque, essa gente acaba fazendo um desserviço à humanidade e um grande favor à maldade que ele prega. Desarmem-se e pensem nisso: às vezes uma atitude (aparentemente) omissa é mais ativa do que um protesto em praça pública.


P.S.: Resolvi escrever isso depois de ler um milhão de tuítes de pessoas INDIGNADAS que estavam frenéticas EXIGINDO JUSTIÇA. ¬¬'

2 comentários:

  1. Se vocês pararem para prestar atenção, o fato de o nome deste cara está nos TT's do twitter não se deve só a indignação das pessoas. O que mais me choca é a quantidade de pessoas que acharam LINDO tudo que ele falou e ficaram fazendo maior apologia a ele.

    Sim. Ainda existe um monte de idiotas que idolatram esse tipo de gente e suas atitudes.

    O que mais me indigna não é o que ele fala ou deixa de falar. Mas sim a quantidade de pessoas que elegeram um cidadão desses POR CINCO MANDATOS, num estado como o Rio de Janeiro.

    Alguém me explica?

    ResponderExcluir
  2. exatamente, e você só pecou num trecho do seu comentário: "num estado como o rio de janeiro". só lhe digo uma coisa: depois que você mora/conhece o sul e o sudeste, percebe a quantidade de gente jeca que vive aqui e fica sem entender essa mania de superioridade que eles têm em relação aos nordestinos.

    anyway, se ele foi eleito 5 vezes, é porque as pessoas que comungam das opiniões dele votam, uai. exatamente essa galera que, como você disse, APOIOU o que ele falou.

    ResponderExcluir